sábado, 25 de setembro de 2010

Livro - Amor de Perdição


Demorei uma eternidade a vir deixar o meu comentário ao livro de Camilo Castelo Branco, mas ele cá está. Um Romeu e Julieta à portuguesa, com duas famílias inimigas unidas apenas por um amor impossível e mais forte que tudo e todos, capaz de levar um homem a abdicar da sua própria liberdade física; um crime cometido por um amante louco; um primo apaixonado e inflexível; um anjo feminino que cala o seu amor por um fidalgo protagonista; e muitas, muitas cartas românticas cheias de frases que declaram a morte do seu autor caso o amor não sobreviva à rivalidade entre as famílias.
Uma obra literariamente romântica, com os dramas do amor e toda aquela evocação da morte bem presentes: «Oh! Simão, de que céu tão lindo caímos! À hora que te escrevo, estás tu para entrar na nau dos degredos, e eu na sepultura.
Que importa morrer, se não podemos jamais ter nesta vida a nossa esperança de há três anos?! Poderias tu com a desesperança e com a vida, Simão? Eu não podia.»
Sinceramente, não é da minha preferência, mas é um verdadeiro clássico da literatura portuguesa e os clássicos devem ser lidos, mais que não seja, para podermos dizer que não gostámos.

Sem comentários:

Enviar um comentário