domingo, 11 de dezembro de 2011

Cultura - A Arte da Guerra — Propaganda da II Guerra Mundial

Recomendado por uma amiga, fui hoje ver esta exposição ao Museu Colecção Berardo. Fiquei interessada em vê-la não só por dizer respeito à II Guerra Mundial, mas também porque, tendo formação na área da Comunicação, a Propaganda nesta época foi uma questão abordada em algumas das cadeiras curriculares da minha licenciatura.
É interessante ver como as nações "manipulavam" as suas populações nestes cartazes. Alguns, devo dizer, estariam hoje condenados ao insucesso, pois, tal como aprendi na licenciatura, muito texto pouco claro contribui para que a mensagem não seja eficaz. Mas, é claro, isto sou só eu a querer dar um brilharete e mostrar que sei alguma coisinha. No entanto, há outros cartazes que apelam à emoção ("every mother's son is counting on you") ou à responsabilização do indivíduo (do género: "Are you doing your job?") e estes são, na minha opinião, muito mais eficazes.
A única coisa que torna esta exposição um pouco maçadora é o número de cartazes. É quase como se a exposição nunca mais acabasse. Mas vale a pena, até porque podemos ver cartazes orientados para populações de diversos países: EUA, Grã-Bretanha, Alemanha, Itália, França, Portugal, Hungria, URSS. Para os interessados em História Mundial, principalmente do século XX, ou em comunicação estratégica, publicidade e propaganda, é uma exposição a visitar!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário